segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Carnaval: confira as dicas para cair na folia com saúde e segurança

Se manter bem alimentado e hidratado é indispensável para curtir a festa. Para quem vai viajar, os cuidados começam na hora de arrumar a mala e escolher as roupas adequadas

 Na hora da festa, seja na praia, no campo, nos blocos de rua ou na Sapucaí, a máxima é lembrar de manter o corpo sempre hidratado, ou seja, beber muita água, sucos e águas de coco. Para quem está consumindo bebidas alcoólicas, a hidratação ajuda até a evitar os males da ressaca. No prato, comidas leves, saladas e frutas são sempre bem-vindas. E deve-se ter cuidado com os alimentos perecíveis – no verão, é comum o aumento de casos de intoxicação por comidas estragadas. O protetor solar também não pode faltar, seja na praia ou nos blocos de rua, com reaplicações a cada três horas.
Quem não está acostumado à folia deve se preparar antes. De acordo com o médico Gabriel Treiger, o ideal é que, aqueles que vão estrear na avenida, participem dos chamados ensaios técnicos, para que tenham ideia da dimensão do espaço que vão percorrer e do esforço físico que farão.
“É importante também que vejam antes e experimentem suas fantasias, para que saibam se o tecido é quente, qual temperatura terão que enfrentar com aquelas roupas e vejam se estas e seus calçados não machucam e permitem um percurso tranquilo”, orienta Gabriel Treiger, chefe da Clínica Médica da Casa de Saúde Santa Lúcia.
O médico Alex Sander Coelho Ribeiro, chefe da emergência do Hospital das Clínicas de Niterói, alerta para os riscos das bebidas alcoólicas, acidentes no trânsito e as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).
“No Carnaval, as pessoas se sentem mais à vontade para brincar e acabam ultrapassando os limites. As bebidas alcoólicas devem ser consumidas com moderação; em excesso, podem trazer o coma alcoólico. Outro problema sério é assumir a direção do carro depois de ter bebido, pois os efeitos do álcool diminuem os reflexos, o que pode causar acidentes graves. Também deve se ter cuidado com a DST, usando camisinha”, ressalta.
Faltando uma semana para o grito oficial de Carnaval, os foliões se preparam para a grande festa. Enquanto alguns arrumam as malas, outros separam a fantasia para curtir os blocos de Niterói e do Rio. E para aguentar a maratona de três dias ou mais de festa, atenção com as roupas e cuidados com o corpo são necessários.
Para quem vai viajar, os cuidados começam na hora de arrumar a mala. Muitas pessoas acabam levando coisas demais e esquecendo em casa os itens mais necessários. Por isso, especialistas recomendam que se faça uma lista do que se vai precisar antes de iniciar o empacotamento. Segundo Flávia Wong, coordenadora de estilo da Leader, o ideal para quem vai viajar no Carnaval é levar peças leves, frescas e coloridas, bem clima de verão.
“A quantidade vai depender do número de dias que se vai ficar fora. É bom pensar em uma blusa e um short, saia ou bermuda por dia. O mesmo vale para as crianças. Opções de vestidinhos leves, coloridos ou estampados, são ótimas para meninas. Meninos podem usar tênis, bermudas de sarja ou microfibra, t-shirts ou regatinhas, sempre em cores claras”, aconselha Wong.
Segue abaixo dicas para não pecar na organização da sua Mala!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário